terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É nós na fita - The Sartorialist



Eu já falei diversas vezes sobre o The Sartorialist aqui no blog, mas uma coisa que eu não disse ainda é que a comuna tem moral com Scott Schuman! Hahahah!!!

O fotógrafo publicou um livro no ano passado, uma espécie de coletânea das melhores fotos. Dentro desse grupo seleto de imagens, apenas algumas fotos foram publicadas acompanhadas de textos. Entre as "premiadas", está a foto de um haredi do Brooklyn e o textinho é sensacional! Vou traduzir um pedaço:


"Em algum lugar próximo a Williamsburg, Brooklyn, eu notei este cavalheiro hasid observando aqueles que corriam a maratona. Eu não falei com ele, mas indiquei que gostaria de tirar uma foto sua. (...) Para minha grande surpresa, quando eu posicionei a câmera, ao invés de fazer uma pose forte de religioso sério, ele puxou seu chapéu mais para frente e inclinou o corpo contra a cabine telefônica com um estilo hollywoodiano. Sua postura disse mais sobre a sua personalidade do que qualquer peça de roupa jamais diria."



Scott Schuman conseguiu perceber rapidamente o que para nós às vezes é tão difícil de entender: o objetivo da tzniut não é fazer com que todas as pessoas pareçam iguais, sem personalidade. Ao contrário, o objetivo é fazer com que nossa personalidade possa aparecer sem que nenhuma roupa a ofusque.

Gênio!

4 comentários:

  1. Eu adoro "The Sartorialist" e sempre faço a minha visitinha...adorei o post e adorei o blog, parabéns!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. gênio tb foi o seu comentário final! é assim q eu vejo a tziniut mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Karen, vc fechou essa matéria com chave de ouro!... mostrando o verdadeiro sentido da tziniut!!!

    Mara!!!

    ResponderExcluir

AddThis