terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Purim!

Certamente Purim é uma das datas mais alegres do calendário judaico! A festa comemora o não-extermínio dos judeus que viviam sob o domínio do Império Persa, contrariando o que havia sido previsto por um decreto real.

As 4 mitzvot de Purim são:

- escutar a leitura da Meguilat Esther - meguilá
- envio de doces e outros alimentos aos amigos - mishloach manot
- doações aos pobres - matanot la evionim
- fazer uma refeição festiva - seudá

Nesta data, é permitido beber bebidas alcoólicas até o ponto em que não se possa distinguir Mordechai (o herói) de Haman (o vilão)! Então já viu, né? Israel inteira entra em clima de festa: religiosos fazem churrascos, festas com muita comida, música e dança, e os laicos fazem também nights (baladas) temáticas nas boates. As empresas organizam suas próprias festas e co-workers fazem amigo-oculto de doces.

E para completar a bagunça, outra tradição de Purim é fantasiar-se! A principal explicação é a seguinte: o nome de D's não aparece nenhuma vez na Meguilá, mas enxergamos claramente Sua mão conduzindo a história; ou seja, no milagre de Purim, D's está oculto porém presente. E por isso, nós também nos ocultamos atrás de máscaras e fantasias.

Aqui embaixo, algumas idéias de fantasias "caseiras" que eu montei, que é para todo mundo se divertir muuuito a partir do próximo sábado à noite!!!


Pirata



Penélope Charmosa



Mulher-Maravilha


Minnie


Marinheiro


Hippie


Dorothy (O Mágico de Oz)


Cowboy


Branca de Neve



Purim Sameach!

5 comentários:

  1. Olá, aonde eu consigo todas essas roupas e acessórios para a fantasia de Penélope Charmosa?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Bom, eu fiz essas montagens num site especifico pra isso, que ja tem um banco de imagens pronto, por isso nao faco ideia de onde encontrar as pecas... sorry!

    ResponderExcluir
  3. e vc lembra qual e o site..eu quero a fantasia da penelope pro meu niver...xD

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa. O site (bymk.com.br) eh um banco de imagens e eu mesma juntei as imagens para montar as fantasias. Sorry, mas nao faco ideia de onde vc pode comprar uma pronta...

    ResponderExcluir
  5. olá parabéns gostei muito da sua criatividade. dani.

    ResponderExcluir

AddThis