domingo, 30 de maio de 2010

É nós na fita - Kohav Nolad

Os posts "É nós na fita" começaram mostrando referências judaicas que ganharam visibilidade em ambientes multiculturais.

Dessa vez, vou fazer o contrário: mostrar o destaque dado ao Brasil aqui em Israel na semana passada. Mas não se preocupem, não é nada relacionado às trapalhadas do Lula! ;D

Programas de calouros são velhos conhecidos da televisão internacional. No Brasil, Chacrinha e Sílvio Santos são os ícones desse formato. Recentemente, porém, um novo modelo de show de calouros varreu o mundo: a franquia Idols. No Brasil, foi comprado em 2006 pelo SBT, e exibido por 2 temporadas com o nome Ídolos.

Em Israel, o programa chama-se Kohav Nolad (Nasce uma Estrela), e é exibido com sucesso desde 2003.

Em 2008, além das audições realizadas em Israel, a produção partiu em busca de talentos na Índia. O objetivo era alcançar os mochileiros israelenses que estivessem por lá. No ano seguinte, o alvo da busca internacional foram os EUA e esse ano, a produção decidiu ir à caça dos mochileiros que estivessem no Carnaval do Brasil!

Dêem uma olhada no clip:



Hilário ver os jurados se expremendo no meio dos trios elétricos em Salvador e os moradores de uma favela do Rio participando das audições da janela de casa, bem no estilo clipes do Michael Jackson!!! E impressionante ver a quantidade de israelenses em Salvador, Recife/Olinda e no Rio!!!!

O curioso é que essas audições no exterior levam os aprovados diretamente para o programa, sem outras seleções! No final, selecionaram 2, um em Olinda e uma no Rio, e de quebra, encontraram um figura chamado Tarshish (na minha opinião, uma versão hebraiquizada de Tarcísio). O cara trabalha num bar da irmã do Idan Raichel, músico super famoso em Israel, em Morro de São Paulo e conheceu um monte de israelenses por lá. Aprendeu hebraico na internet e resolveu participar da seleção para tentar realizar o sonho de conhecer Israel. Até que cantou direitinho - e em hebraico! - mas seu talento impressionou aos juízes menos do que sua história e por isso, apesar de não ter sido selecionado, ganhou uma viagem para Israel junto com a produção do programa! Ó só:


Pra quem quiser ver todos os vídeos gravados no Brasil, é só clicar aqui!


Mas de tudo, o melhor foi ver a reação das yiddishe mames, quando os filhos selecionados ligavam para casa para contar a novidade: elas ficavam felicíssimas, em êxtase, mas só porque aquilo significava que seus filhos em breve estariam voltando para casa! Hahahahah!!!!

2 comentários:

AddThis