domingo, 9 de fevereiro de 2014

Jóia rara

Para quem gosta de moda, a última Parashá (Tetsavê) foi um prato cheio! Dando continuidade ao assunto do mishkán ("tabernáculo"), a Torá descreve em detalhes como deveriam ser as vestimentas do Cohen e do Cohen HaGadol. Roupas de baixo, túnicas de linho, cinto, turbante, colete: todos minuciosamente descritos. Cores, comprimentos, tecidos, materiais e quantidades foram todos definidos por D's. O objetivo da roupa tão luxuosa: "l'kavod u l'tiferet"; "para dignidade/honra e beleza".

Além de levantar a questão do valor da beleza e da estética no Judaismo (pretendo me aprofundar nisso em um post ainda essa semana), um item em particular da vestimenta do Cohen HaGadol me despertou curiosidade: o "Choshen". O Choshen era um peitoral feito de linho rebordado e cravejado de pedras preciosas emolduradas em ouro. As pedras tinham uma ordem específica e cada uma tinha em si gravado o nome de uma das 12 Tribos a que representavam.



O Choshen chamou a minha atenção por 2 motivos: o bairro onde eu moro, em Modi'in, se chama Avnei Chen ("pedras preciosas" em hebraico) e cada rua tem o nome de uma das 12 pedras do Choshen. O engraçado é que a minha rua é a única do bairro que não tem nada a ver com o assunto, chama-se Migdal Yam ou "Torre do Mar". Nada a ver mesmo, até porque infelizmente estamos muuuito longe do mar...

Escultura na entrada do bairro Avnei Chen, em Modi'in

O outro motivo é que cresci ouvindo minha amada vovó Rosa (z"l)  falar sobre pedras preciosas, semi-preciosas, lapidações, quilates e etc. Aliás, até sonhei com ela nesse shabat! Incrível!

Há muitas controvérsias em torno da identificação das pedras descritas na Torá, com base na nomenclatura que se usa hoje em gemologia, mas em geral a idéia mais aceita é a seguinte:



1ª fila:
* Odem: Rubi
* Pitedah: Topázio ou Crisolita
* Bareket: Esmeralda

2ª fila:
* Nofech: Malaquita ou Turqueza
* Sapir: Safira ou Lápis-lázuli
* Yahalom: Diamante

3ª fila:
* Leshem: Âmbar ou Zircônia amarela
* Sebo: Ágata
* Achlamá: Ametista

4ª fila:
* Tarshish: Água-marinha
* Shoham: Berilo
* Yashfeh: Jaspe

E é claro que aqui em Israel não faltam jóias inspiradas no Choshen e joalherias chamadas "Avnei Choshen", "Choshen" e etc:






Agora você já sabe: no próximo aniversário, pode pedir uma linda jóia de presente e dizer que é em homenagem à Parashá Tetsavê! ;D

2 comentários:

AddThis