sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sobre rezar

Texto muito bonito sobre tefilá (reza).

Há uma prece muito bonita que dizemos todo Yom Tov (festividade judaica) antes de tirar a Torá da Arca Sagrada. Ela contém praticamente tudo o que alguém desejaria pedir. Decidi, então, compartilhá-la com vocês, queridos leitores(as). Talvez valha a pena guardar uma cópia em sua carteira ou bolsa, ou na gaveta de cima da mesa.

Mestre do Universo, preencha os pedidos de meu coração para o bem, satisfaça meus desejos e garanta meus pedidos. Garanta a mim, Seu servo, à minha esposa e a todos os membros de minha família poder fazer a Sua vontade com todo o coração. Resgate-nos de nossos desejos ordinários e conceda-nos nossa porção em Sua Torá. Dê-nos o mérito que Sua Presença Divina paire sobre nós e estenda sobre nós um espírito de sabedoria e entendimento. Que se cumpra sobre nós o versículo que diz: “E repouse o espírito do Todo-Poderoso sobre ele, um espírito de sabedoria e entendimento, conselho e poder, entendimento e temor aos Céus”. E que seja a Sua vontade, nosso D'us e D'us de nossos antepassados, que tenhamos o mérito de praticar bons atos aos Seus olhos e andar em caminhos íntegros perante o Senhor. Santifique-nos com Seus mandamentos a fim de que mereçamos uma vida boa e longa até os dias de Mashiach e para avida no Mundo Vindouro. Guarde-nos de atitudes maléficas e maus acontecimentos que surgem sobre o mundo. Que a bondade possa envolver aquele que confia no Todo-Poderoso”.

Algo que sempre me fascinou nesta prece é que não aparece nenhum pedido por saúde. Tantas vezes as pessoas me dizem: “Saúde é a coisa mais importante. Se você tem saúde, você tem tudo”. Talvez saúde não seja a coisa mais importante? Talvez viver uma vida íntegra e com significado seja mais importante?

Muitas pessoas equivocadamente pensam que devem rezar apenas por coisas grandes, como emergências médicas. Não é assim. A oração é um instrumento para se criar um relacionamento com o Todo- Poderoso. É sobre entender e reconhecer Quem é a Fonte de todas as bênçãos. As orações fazem com que foquemos em reconhecer de onde vêm nossas benesses e torna mais fácil fazermos pedidos. D'us é um pai amoroso que quer apenas o nosso bem.

A oração não apenas ajuda a criar um relacionamento com o Todo-Poderoso, mas ajuda a mantê-lo forte. Imagine a dificuldade de pedir ajuda a seu pai ou sua mãe depois de não conversar com eles por anos? D'us nos ouvirá quando O chamarmos. É muito mais fácil pedir quando mantemos nosso relacionamento ‘em dia’.

Uma oração tem três componentes:

(1) Louvor a D'us (Ele não precisa de nossos louvores. Isto apenas nos ajudar a perceber com Quem estamos falando);
(2) Pedidos
(3) Agradecimentos

É o máximo da boa educação demonstrar gratidão e apreço. Uma prece curta poderia ser no seguinte estilo: “Todo-Poderoso, Mestre do Universo, Que me deu tantas coisas boas, por favor me ajude a encontrar uma vaga para estacionar o carro para que eu não deixe as pessoas me esperando. Obrigado por isto e por tudo o mais que o Senhor me faz”.

O homem planeja e D'us decide. Tudo que ele faz para nós é para o nosso bem... mesmo quando a resposta à nossa prece é “Não!” A prece ajuda a focarmos no que queremos na vida e o que é bom para nós. Eis aqui Cinco Passos para Uma Oração Genuína:

1. Sinta a Presença de D'us. Você está conversando com um Ser amoroso e totalmente poderoso que quer lhe proporcionar tudo que é bom para você. Por todo o mundo D'us está atendendo preces porque ele ama Seus filhos.

2. Aguarde os resultados. D'us tem um ótimo currículo de serviços prestados. Se não acreditarmos realmente que D'us pode e irá nos ajudar, então não estamos realmente rezando.

3. Preste atenção ao que D'us está lhe ensinando. Tudo que acontece é para o nosso bem. Se está passando alguma necessidade, perceba que Ele está lhe ensinando alguma coisa. Se confiar Nele você ouvirá o que Ele está lhe dizendo.

4. Tenha os ‘pés no chão’. Saiba seu limite. Você está conversando com o impressionante Criador do universo. Por conseguinte, não peça coisas tolas ou absurdas. Ele quer que você cresça.

5. Ser sério em relação àquilo que se está rezando significa estarmos fazendo todo o possível para que nosso pedido aconteça. D’us dará uma mão somente quando fizermos o primeiro esforço. Ele nunca tirará nossa independência porque esta é a Sua principal dádiva para nós.

Fonte: Meor HaShabat Semanal - Parasha "Shelach". Dica da Fernanda!

5 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar algo tão importate conosco...
    um beijo e shabat shalom!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do texto! Mas não é meu não, viu? Rs!
    Shavua tov! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ana Carolina Freidman6 de junho de 2010 às 22:55

    Querida uma amiga minha me passou seu blog, pois tb sou Judia e ela achou q seria interessante! Obrigada pelo seu blog, muito me inspira! Também sou casada, mas com um goi, msm assim tento manter todas as tradições q me foram ensinadas!
    Obrigada
    e Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Carolina! Que bom que esta gostando do blog! E agradece a sua amiga pela indicacao! ;D
    O judaismo eh uma heranca mto forte, que nos acompanha onde estivermos. Manter as tradicoes e buscar se aprimorar traz mto prazer!
    bjs

    ResponderExcluir

AddThis