sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Na mesa do Shabat


Há uma frase famosa que diz: "mais do que os judeus têm guardado o Shabat, o Shabat tem guardado os judeus".

Dentre as várias maneiras que encontramos para santificar o shabat, preparar uma mesa bem bonita e farta é uma daquelas que resistem até mesmo nas famílias nem tão "praticantes".

A louça do dia-a-dia é substituida, coloca-se a toalha de mesa mais bonita, guardanapos coloridos, além dos tradicionais copo de kidush e tábua de challah.

Tudo é arrumado com muito capricho, porém muitas vezes, as novatas na tarefa de pôr a mesa têm dúvidas sobre como posicionar cada item. Então, para facilitar a nossa vida, descobri qual é a disposição correta dos talheres, copos e pratos! A figura mostra a opção mais completa, então cada uma pode adaptar ao que usa normalmente.


Aproveitando o tema, algumas imagens de lindas decorações de mesa.















Só lembrando que no caso de se usar flores, estas não podem ser do tipo "plantadas" e devem ser colocadas na água antes do início do shabat.

Aliás, sempre fico com uma duvida: em 99% das imagens de decoração de mesa, mesmo as que não são de festas, flores e plantas em diversos tipos de vasos são colocadas no centro da mesa. Como se faz na hora de servir a comida?

a. à francesa: as pessoas contratam garçom quando organizam um jantar em casa
b. à americana: os pratos são dispostos em um buffet ao lado da mesa
c. à brasileira: as flores são retiradas na hora de se servir a comida
d. à israelense: flor? louça? talheres? decoração? Usa tudo descartável e tá resolvido o problema!

Alguém sabe?


Shabat shalom!

7 comentários:

  1. Vou imprimir a fotinho para acertar a colocação dos talheres,sempre erro em shabat...hehehe. Na verdade as vezes da certo com os descartável pois a faca já vem virada para o lado certo! :) Kol Hacavod pela iniciativa!
    Bjuuuu

    ResponderExcluir
  2. Imprime, mesmo, Sabrina, porque ai quando vier uma pessoa bilionaria (em USD! hahaha!) na sua casa, vc nao vai passar pela vergonha que eu passei servindo strogonoff no descartavel! Hahahahaha!!!!!! Ai que vergonhaaaa!!! Hahahaha!!!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. e.a vegetariana: se come as flores! :)

    ResponderExcluir
  4. um dos post mais legais do blog....
    eu sou adepta ao estilo Israelense....... sempre.. mas por shalom bait shabat fica tudo à brasileira

    ResponderExcluir
  5. Ja la em casa eh ao contrario: eu gosto de montar uma mesa mais caprichada, mas por shalom bait, as vezes arrumo à israelense mesmo... rs! Tks pelo elogio!!!

    ResponderExcluir
  6. rs.... o meu problema ná berdade não é montar a mesa... e lavar a louça depois...rs... e em shabat... com aquela escovinha sem vergonha... hehehehe.. já vu né!

    ResponderExcluir

AddThis