quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quantidade x Qualidade


Qualidade é mais importante do que quantidade. Todo mundo já ouviu essa frase, mas é só nós mulheres lermos "liquidação" em alguma vitrine pra esquecermos rapidinho desse sábio conselho salomônico…

E ai, que comecei a levar isso mais a sério quando resolvi fazer a troca das roupas do meu armário – explico: aqui em Israel as estações são muito marcadas, então roupa de verão não tem como usar no inverno e vice-versa. Além disso, sofro do mal de falta de armário (ou excesso de roupa, como alega o marido) e a solução temporária foi deixar as roupas que não estão sendo usadas em uma (s) mala (s). Então, quando o inverno chegou por aqui, fui fazer essa troca e comecei a me deparar com vários "arrependimentos fashionísticos" frutos desses momentos de lapso cerebral.

O maior deles foi uma jaqueta de couro caramelo comprada na Argentina há alguns anos. Na época, eu tava louca por uma jaqueta de couro e todo mundo sempre disse que Bs As era O lugar pra comprar couro. Só que eu também não queria gastar muito, achava que não valia a pena, e fui procurar naquelas lojinhas escondidas ao redor da Calle Florida. No final, comprei uma jaqueta de um couro meio duro, de zíper, sem forma, não-acinturada. Na hora eu achei ótima, nem percebi que era totalmente desfavorável ao meu biotipo e o resultado é que eu simplesmente NUNCA usei a tal jaqueta… E o pior é que nem foi tããão baratinho assim…

Por outro lado, na minha arrumação tirei da mala um casacão de inverno lindo, todo forrado de pele por dentro, bem cortado, acinturado, com acabamento de couro, enfim tudo de bom! E sabem qual a origem da peça??? O armário da minha amada vovó!!!! Pois é, quando contei que vinha morar em Israel, ela ficou preocupada com o frio e me deu o casaco – nao é a coisa mais fofa do mundoooo???? Enfim, já usei várias vezes e todo mundo elogia e pergunta onde eu comprei, como se fosse da nova coleção de alguma grife!!! Rs!


Não reparem na foto tosca, que não está favorecendo nadinha...hehehe...

Na minha opinião, a grande lição que a gente deveria aprender é que o valor real de uma peça de roupa é o preço pago dividido pelo número de vezes que a gente usa ela! E as peças de qualidade, apesar de em geral mais caras, podem durar anos e anos se bem cuidadas.

Pra quem quer mais dicas sobre o assunto, imperdível esse post aqui do Oficina de Estilo. E tem mais esse aqui que é ótimo também.

3 comentários:

  1. Tenho uma tática para evitar esse "problema" e vou dividir com vc.
    Peças clássicas e eternas (um vestido preto incrível, um terninho, um casaco de inverno, calça alfaiataria, cardigãs...) compro em LOJA de grife Maria Bonita, Maria Bonita Extra, Le lis Blanc, etc(até tento pegar os primeiros dias de uma promoção) ou encaro o preço full e parcelo.
    Já ítens de modinha (neste verão: sainha cintura alta, peças fluor, camisetas podrinhas) vou nas basiquetes: Maria Filó, Farm e até Renner assim q lançam! Tem funcionado e mantenho minha conta bancaria no azul!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Otima dica, Beta! Amei! Acho que eh bem por ai mesmo. Investir nos basicos e classicos e economizar nos modismos!
    Outra dica legal que ouvi (li, ne? rs) da Nina Garcia (de Project Runaway) eh investir em bolsas e sapatos de qualidade. Segundo ela, esses acessorios duram uma eternidade e dao um upgrade em qualquer visual!
    Ah, esqueci de te falar antes, mas adorei seu blog! ;D
    bjs

    ResponderExcluir
  3. eu ando numa fase de quantidade.... principalmente pq no trabalho eu gasto muita roupa.... mas se for para investir , sempre em peças clássicas, com cores mais neutras, para não me arrepender depois.... agora sapatos eu já aprendi que qualidade é essencial... pq não tem nada pior que comprar um sapato que te de bolhas, aperta, machuca de mais.... neles vale apena investir.......

    ResponderExcluir

AddThis