quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Drusos - os fashionistas

Vocês alguma vez já pensaram sobre a origem histórica das roupas que usam? Acho que a maioria das pessoas não pensa, mas esse pode ser um exercício muito interessante!

Pois bem, no último domingo, fiz um passeio maravilhoso pelo norte de Israel! O país, em geral, é uma grande mistura de etnias e eu adoro ficar observando. No norte, em particular, além dos judeus, moram muitos árabes cristãos, árabes muçulmanos e drusos.

No caminho de Haifa a Tzfat, a gente pegou um engarrafamento daqueles sem explicação, e ficamos observando as pessoas que estavam num ponto de ônibus. De repente, a gente percebeu que tinham 2 jovens drusos usando calça saruel! Só isso já foi muito engraçado, parecia que eles eram super fashionistas, modernos e tal, mas a história ficou ainda melhor quando marido soltou o motivo pelo qual os drusos usam essa calça: eles acreditam que o messias deles nascerá de um homem, por isso a calça é feita para deixar que o dito cujo tenha espaço para sair, mas não caia no chão!!!!!






Depois, fiz uma pesquisa na internet e descobri que a religião dos drusos é meio secreta, eles inclusivem não permitem conversões, mas mesmo assim consegui encontrar algumas referências a essa história do messias e parece que é isso mesmo!!!

A saruel esteve tão em alta nas últimas estações, que fiquei pensando como as garotas de Ipanema se sentiriam se soubessem dessa história! Hahahaha!!!!

2 comentários:

  1. Firás - hilalfiras@hotmail.com3 de novembro de 2011 às 01:53

    Nada disso, você está enganada. Os druzos não acreditam em vinda alguma de messias nenhum. Na verdade os druzos usavam túnicas assim como os outros árabes, mas como habitavam regiões montanhosas e a roupa dificultava a locomoção, criaram um meio termo entre a túnica e a calça. Os mais religiosos mantêm o costume e a usam até hoje em dia. Os mais desapegados à religição usam calças comuns, estilo ocidental.

    ResponderExcluir

AddThis