quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Kasher com prazer

Fazer parte do Guia Michelin significa a glória para qualquer restaurante mundo afora. Avaliando restaurantes desde 1926, o guia envia "inspetores" anônimos aos restaurantes para que escrevam sobre suas experiências e a aquisição de uma estrela tem consequências imediatas no sucesso do estabelecimento.

Em dezembro, o Restaurant 1701 de Londres conseguiu entrar para o seleto grupo de estrelados, com alguns detalhes: o restaurante estava aberto há apenas 6 meses, é kasher e funciona dentro de uma sinagoga centenária!

A idéia do proprietário era celebrar e atualizar a culinária judaica de maneira requintada, algo que não costuma-se ver por ai. No início buscaram chefs não-judeus, para que viessem sem "bagagem", mas ironicamente, acabaram contratando um chef israelense! Pratos como guefilte fish, kreplach e fígado foram re-interpretados e tornaram-se quase irreconhecíveis nas mãos da equipe.

Guefilte Fish

Salada israelense

Kreplach

Irreconhecíveis e quase invisíveis também, né? Tem que jantar antes de sair para jantar! =D

A decoração do espaço é minimalista, e o principal destaque são as janelas, que oferecem uma visão do interior da sinagoga mais antiga de Londres.




Encontrar restaurantes kasher que consigam unir qualidade, modernidade e ambiente elegante é missão quase impossível até mesmo aqui em Israel. Não digo que não haja, mas são bem poucos, quase todos em Jerusalém. A maioria dos restaurantes estrelados daqui não são kasher... Não consigo entender muito bem o motivo, mas me parece ser resultado daquela idéia errada de que "religiosos não ligam para conforto, beleza e qualidade". Esse pensamento equivocado permeia vários aspectos da sociedade israelense e eu acho isso tão bobo, tão "rosh katan", como se diz aqui... Tenho certeza de que todos que empreenderem no sentido contrário desse esteriótipo terão sucesso em qualquer área! Acredito mesmo!

Enquanto isso não acontece, peguemos a próxima ponte-aérea Tel Aviv-Londres! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis